quarta-feira, 16 de maio de 2012

Análise Final do Ambiente

Fazendo uma analise geral do ambiente, observando as postagens anteriores sobre "prática de mancha de sol" e "prática de protetor solar", podemos fazer mudanças para o melhor conforto térmico do mesmo.
O ambiente é de faixada noroeste, em um clima tropical úmido, e não ha barreiras na frente, como prédios, fazendo sombra. Sendo assim é um ambiente extremamente quente, como mostram os cálculos das cargas térmicas a seguir:

qfo= 37,4 W/m²
Qfo= 87,5 W
qfs= 559,35 W/m²
Qfs= 1711,6 W

Sua orientação tem pouca ou nenhuma ventilação, dependendo da época do ano, e uma boa opção seria o uso de vidros reflexivos, para pelo menos diminuir a entrada de calor nos ambientes. A disposição dos móveis também poderia ser refeita, tentando minimizar a incidência do sol sobre a cama, e principalmente, sobre o computador, como mostram as figuras.



Um comentário:

  1. Legal, Mariana! ;)

    Uma proposta simples e eficiente! Se fosse possível usar, além do vidro verde, pelo menos uma folha de veneziana, ajudaria também!

    Gostei muito de você ter colocado em prática a arquiteta que há dentro de você ao mostrar graficamente a sua proposta. Que bom!

    ResponderExcluir